Muitas pessoas têm medo de trabalhar com massas de pão, achando que o resultado ficará pesado ou seco. Mas o segredo para aquele miolo “nuvem” está na escolha correta da gordura. Nesta receita, utilizamos o Creme Vegetal MultiUso da Tauá Food. Ele garante que a rede de glúten se forme perfeitamente, trazendo uma maciez incomparável e um sabor delicado que agrada a todos.
Farinha de Trigo: 1 kg (peneirada para aerar a mistura).
Fermento: 10 g de fermento biológico seco (aquele de pacotinho).
Açúcar: 2 colheres de sopa (ajuda a alimentar o fermento).
Sal: 1 colher de chá.
Gordura Especial: 3 colheres de sopa de Creme Vegetal MultiUso Tauá Food.
Líquido: 500 ml de água morna (cuidado para não estar quente demais!).
Finalização: 1 gema para pincelar (opcional – pule esta etapa para uma versão 100% vegana).
Em uma tigela grande (bowl), misture a farinha de trigo peneirada, o açúcar e o fermento biológico seco. Misturar os secos primeiro garante que o fermento se distribua uniformemente por toda a massa.
Adicione o sal e o protagonista da receita: o Creme Vegetal MultiUso Tauá Food. Misture levemente com as mãos ou uma colher de pau até formar uma “farofa” grossa.
Este é o pulo do gato! A água deve estar morna (como a temperatura de mamadeira de bebê). Se estiver muito quente, ela mata o fermento. Vá adicionando a água aos poucos, amassando com as mãos, até obter uma massa homogênea que desgrude levemente dos dedos, mas ainda seja elástica.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada. Sove a massa com vontade por cerca de 10 minutos. O movimento de “rasgar” e dobrar a massa ativa o glúten, que é o que deixa o pão fofinho.
Descanso: Cubra a massa com um pano limpo e deixe descansar em local protegido (como dentro do forno desligado) até dobrar de tamanho. Isso leva cerca de 1 hora.
Após a massa crescer, aperte-a levemente para tirar o excesso de ar. Modele os pães no formato que preferir (bolinhas, filão ou trança). Coloque em uma forma untada com um pouco mais de Creme Vegetal Tauá Food.
Deixe crescer novamente por mais 30 minutos.
Se desejar aquele brilho dourado de padaria, pincele a gema batida sobre os pães. Leve ao forno preaquecido a 200°C.
Asse por 25 a 30 minutos ou até que fiquem dourados.
Muitas pessoas perguntam: “Por que meu pão caseiro ficou duro no dia seguinte?”. Aqui estão as soluções:
Não economize na sova: A sova insuficiente deixa o pão pesado.
Use Creme Vegetal de qualidade: Gorduras de baixa qualidade evaporam rápido. O produto da Tauá Food retém a umidade.
Esfriamento: Assim que tirar do forno, coloque os pães sobre uma grelha (grade). Se deixar na forma quente, o vapor cria umidade na base e o pão pode ficar “embatumado” ou mofar mais rápido.